Psicanálise, do que se trata? E o que trata?
- Katia Carreira

- 12 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
Em tempos modernos somos bombardeados por diversas modalidades de tratamentos e meios de lidarmos com os nossos sofrimentos e sintomas. No meio de promessas milagrosas e resultados imediatos, é importante nos atentarmos para as causas daquilo que nos afeta. O que realmente queremos diante de um tratamento psicológico?
No início do tratamento é comum o sofrimento estar presente. Cada um sofre da sua maneira. Sentimento que está dentro da nossa construção narrativa de vida, uma história incrivelmente única.
Nesse tratamento é possível nomear e integrar novas narrativas. Questionar a causa dos nossos sentimentos. Possuímos histórias que muitas vezes, compreendemos como definitivas, mas com o tempo, é preciso escuta-las e reinventá-las.
Na Psicanálise existe o compromisso ético de reconhecer o outro em sua radicalidade, extremamente diferente e responsável pela própria história que constrói. Existindo uma escuta capaz de transformar vidas, tornando conhecido algo que no dia-a-dia não nos damos conta, nosso inconsciente.
É preciso desejo de saber sobre os afetos que ainda não se sabe em palavras. É por meio da fala que posso me ressignificar e seguir...





Comentários